Cirurgia Plástica

Abdominoplastia

Remove o excesso de gordura e pele criando um perfil abdominal mais suave e tonificado.

Cirurgia plástica abdominoplastia

Entenda mais sobre um dos procedimentos mais procurados da atualidade.
A abdominoplastia remove a gordura, excesso de pele, tonifica o abdômen e some até com as estrias.

Ao contrário do que muitos pensam, a abdominoplastia ou dermolipectomia de abdômen não é um procedimento novo, a primeira cirurgia deste gênero foi realizada em 1899 para a correção do abdômen em avental.

De lá para cá, a técnica foi aprimorada por cirurgiões famosos e hoje desfrutamos de um conhecimento vasto sobre o assunto, que permite melhores resultados para o paciente, explica o Dr. Eduardo Favarin, cirurgião plástico fundador da clínica Belvivere.

O abdômen é uma região do corpo muito apreciada pelos brasileiros, sejam homens ou mulheres, hoje vivemos um contexto no qual o controle do peso e hábitos saudáveis são comportamentos necessários para ter uma boa saúde, e um abdômen bonito tem uma forte relação com esses hábitos.

Porém, por diversos motivos, mesmo com a perda de peso a aparência do abdômen não fica como desejado, em muitos casos a região abdominal apresenta flacidez, estrias e/ou diástase dos músculos abdominais.

cirurgia plástica de abdominoplastia em criciúma

O Dr. Eduardo Favarin relata que o procedimento não é indicado para pessoas que desejam perder peso, para realizar a abdominoplastia o paciente precisa estar no seu peso ideal ou próximo. A indicação é para pessoas com flacidez na região e não para pessoas que querem emagrecer. Nestes casos, é necessário primeiro realizar uma dieta para depois programar a cirurgia.

Indicações para realizar a abdominoplastia

  • Mulheres que já tiveram um ou mais filhos e não desejam engravidar novamente
  • Pessoas que tiveram perda de peso considerável
  • Pessoas que tiveram alternância de ganho e perda de peso
  • Pessoas que tem o abdômen flácido
  • Pessoas com diástase na musculatura do abdômen (Frouxidão dos músculos do abdômen).

Como é a cirurgia de abdominoplastia?

Existem várias técnicas para realizar a cirurgia de abdominoplastia, a escolha depende das características físicas do paciente. Basicamente, o procedimento consiste na retirada da pele em excesso, no reposicionamento do umbigo — porque a pele retirada será substituída pela pele de cima que será tracionada para baixo, é neste processo que as estrias presentes na região somem, porque a pele é substituída. Antes deste processo os músculos da região abdominal são reforçados (através de sutura), com isso a cintura fica mais fina e delineada.
Em paciente com excesso de gordura localizada o procedimento pode ser combinado com uma lipoaspiração, que irá melhorar o contorno corporal.

Mini-Abdominoplastia

Em casos como mulheres que desejam ter uma próxima gestação é possível realizar uma variação mais simples da cirurgia de abdominoplastia, neste caso a incisão e quantidade de retirada de pele é menor, o que irá permitir a paciente ter uma próxima gestação.

cirurgia plastica abdômen criciúma

Tipo de anestesia para abdominoplastia

A anestesia utilizada na cirurgia de abdominoplastia é a peridural e a raquiana, com sedação para maior conforto do paciente. Este tipo de anestesia é comumente utilizado em cesárea, na qual o paciente fica consciente, mas não sente dor na região abdominal. A sedação é para dar mais conforto para a paciente, já que o procedimento leva em média 2:30 horas.

Pós-operatório da cirurgia de abdominoplastia

O tempo de recuperação varia de paciente para paciente, em média após 3 ou 4 meses do procedimento os resultados já são visíveis, nesse período a maior parte do inchaço causado pela cirurgia já sumiu.

Nos primeiros 35 dias é necessário usar uma malha compressora, que auxiliará no processo de recuperação. Durante os primeiros 15 dias é necessário evitar esforço físico, caminhar somente dentro de casa, evitar subir escadas e outras atividades que possam prejudicar a cirurgia.

Segundo o Dr. Eduardo Favarin o resultado do procedimento varia para cada paciente, por isso é importante procurar um profissional que esclareça todas as dúvidas e explique detalhadamente o procedimento. Quanto mais seguro e confiante o paciente se sentir, melhor.

Como é o antes e depois da cirurgia de abdominoplastia?

O inchaço causado pela cirurgia desaparece após alguns meses. Quando o inchaço desaparecer, o novo contorno corporal será visível. Seguir algumas recomendações farão com que você mantenha os resultados obtidos inicialmente com a cirurgia, ou seja, é preciso manter peso adequado e adotar um estilo de vida saudável. O ganho de peso pode reverter os resultados.

Procedimento cirúrgico passo-à-passo.

Assista o vídeo e conheça detalhes de como é realizada a abdominoplastia.

Acesse nosso canal no youtube

Assista mais vídeos sobre estas e outras cirurgias em nosso canal.

Receba nossas newsletters

Preencha o formulário ao lado e cadastre-se para receber nossos informativos sobre cirurgia plástica.