Cirurgia Plástica

Blefaroplastia

A cirurgia de pálpebra melhora a aparência das pálpebras superiores, das pálpebras inferiores, ou de ambas.

Você já se olhou no espelho e mesmo tendo uma noite tranquila de sono a sua aparência é de cansaço. Com o passar o tempo a estrutura da face tornasse frouxa, incluindo as pálpebras. Levando ao excesso de pele e aumento da gordura que fica logo abaixo dos olhos. Essas alterações se caracterizam pelas dobras da pele e inchaço. E se trata de uma das cirurgias que os homens se submetem com mais frequência.

A cirurgia Blefaroplastia consiste em melhorar o aspecto estético das pálpebras, que sofrem diversas alterações através dos processos do envelhecimento, que ficam mais caídas com a perda da elasticidade da pele e também há formação de bolsas de gordura nas pálpebras inferiores. Esta cirurgia tem como os principais procedimentos em remover o excesso de pele palpebral e também da gordura abaixo dos olhos.

cirurgia das palpebras criciuma blefaroplastia

A pele frouxa ou flácida cria dobras ou incomoda o contorno natural da pálpebra superior, às vezes, prejudicando a visão.

No processo senil as pálpebras superiores sofrem um alongamento ou ruptura do mecanismo levantador resultando em uma pálpebra flácida e caída comprometendo o campo visual. Já nas pálpebras inferiores como dito anteriormente há uma formação de bolsas de gordura gerando uma certa protuberância, que ocasiona em um indivíduo um aspecto de olhos cansados.

Indicações da Blefaroplastia

  • Não tem uma idade determinada para a realização do procedimento, embora seja mais comum a partir dos 40 anos, quando se evidenciam os sinais de envelhecimento.
  • Indivíduos com excesso e/ou flacidez de pele nas pálpebras superiores.
  • Indivíduos com bolsas de gordura na pálpebra inferior.
  • Para indivíduos com ptose (queda da pálpebra por causas musculares) ou pseudoptose palpebral (queda da pálpebra em função do excesso de pele).
  • A cirurgia também pode ser feita para remoção de xantelasmas (pequenas bolinhas de colesterol que se formam, principalmente, nas pálpebras), além de rugas na pálpebra inferior.
  • Não fumantes;
  • Indivíduos com perspectiva positiva e expectativas realistas sobre a cirurgia;
  • Indivíduos sem condições oculares graves.

Como é a cirurgia de Blefaroplastia

O médico primeiramente delimita o local onde vai ser feita a cirurgia, que pode ser na pálpebra inferior, superior ou nas duas. Com cortes nas pálpebras retira a pele, a gordura e o músculo em excesso. Para fechar a incisão uma espécie de cola e colocada sobre a sutura que fecha a pele e não causam dor.

A cirurgia dura entre 40 minutos a uma hora, dependendo da experiência do médico e a cicatriz é escondida nas dobras da pele ou sob os cílios, não ficando visível.

A blefaroplastia é uma das cirurgias estéticas mais realizadas no mundo, mas deve ser feita sempre com o máximo de cuidado e por um profissional médico com experiência no assunto, de maneira a alcançar o melhor resultado com o mínimo risco de complicações.

Anestesia

A blefaroplastia é na maioria dos casos feita sob anestesia locl com ou sem sedação, dependendo do paciente ou do médico. Por isso as consultas prévias são tão importantes.

A anestesia local funciona bloqueando os receptores para dor na pele e os nervos mais superficiais, impedindo que os mesmos consigam enviar sinais doloroso para o cérebro.

Pós-operatório da Blefaroplastia

A recuperação da cirurgia demora em média duas semanas . Logo após o procedimento ser concluído, use uma pomada lubrificante e faça compressas frias no local. Em alguns casos, os olhos podem ser cobertos com gaze.

O uso de óculos e protetor solar são aconselháveis, já que é necessário proteger as pequenas cicatrizes da radiação solar. Neste período a maquiagem deve ser dispensada.

Estes cuidados devem ser mantidos pelo período determinado pelo cirurgião, sem esquecer que indivíduo deve voltar ao médico para fazer uma nova avaliação.

Resultados da Blefaroplastia

A cirurgia proporciona aparência rejuvenescida na área ao redor dos olhos, fazendo com que o olhar pareça mais descansado e alerta.

Em decorrência a pele da área dos olhos ser muito fina as cicatrizes ficam imperceptíveis e escondidas no sulco da pele.

Os resultados finais da cirurgia da pálpebra aparecerão dentro de algumas semanas, mas, pode levar até um ano para as linhas de incisão refinarem totalmente.

A Dra. June Favarin enfatiza que embora a cirurgia da pálpebra possa corrigir determinadas condições permanentemente, há o envelhecimento natural. Ao longo da vida, é preciso que haja proteção solar adequada para ajudar a manter os resultados.

Preço da Blefaroplastia

A hora de estipular o custo da cirurgia, há uma série de fatores que influenciam nesta soma. Uma deles é o cirurgião, ou seja, o quanto ele é experiente e especializado no assunto. Mas não se iluda, ter um profissional qualificado é fundamental se você quer ter um bom resultado. Por isso, confirme sempre se o médico é um especialista e experiente em cirurgia plástica. Uma das melhores formas de fazer isso é conversando com antigos pacientes.

Receba nossas newsletters

Preencha o formulário ao lado e cadastre-se para receber nossos informativos sobre cirurgia plástica.