Cirurgia Plástica

Botox

Já se olhou no espelho e aquele “brilho no olhar” característico da juventude, tem andando meio apagado e que seu reflexo não transparece o seu brilho e energia interior.Ou quando você acorda disposto mas sua aparência não condiz ao que você sente. Em algumas pessoas os músculos também aumentam de volume de forma inestética, refletindo numa face com aspecto de “brava”, “pesada” ou “carrancuda”.

Se você estiver incomodado com sinais de envelhecimento em seu rosto, o botox pode ser uma opção menos evasiva.

A toxina botulínica popularmente conhecida como botox é uma toxina produzida por uma bactéria chamada Clostridium botulinum. É a mesma bactéria causadora da doença botulismo, mas a toxina botulínica industrializada é purificada e usada em doses que não causam a doença. A toxina é aplicada no músculo e provoca o relaxamento da região.

Em algumas pessoas os músculos também aumentam de volume de forma inestética, refletindo numa face com aspecto de “brava”, “pesada” ou “carrancuda”.

Os órgãos de vigilância sanitária determinam as possibilidades de utilização desta substância para diferentes situações em cada país. Aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em 1992, o botox tornou-se a primeira toxina botulínica registrada no Brasil e, desde então, tem recebido um número progressivo de indicações estéticas e terapêuticas, como no uso do tratamento para a hiperidrose.

Indicações para Aplicação do Botox

O botox para uso estético é indicado para suavizar as rugas e linhas de expressão do rosto. Entre as linhas tratadas estão as rugas da testa, a glabela (espaço entre as sobrancelhas) e, os pés de galinha, rugas que se formam na região dos olhos.

Não há idade especifico, mas o bom senso diz que é melhor após os 25 anos ou quando as rugas de expressão começam a incomodar.

Indivíduos com perspectiva positiva e expectativas realistas sobre a cirurgia

O tratamento não dever ser feito em grávidas e em mulheres amamentando.

Como é aplicado o Botox

O botox é injetado em pontos específicos dos músculos causadores das rugas, resultando no relaxamento temporário destes. A técnica é simples, rápida e aplicada no próprio consultório.

A toxina botulínica vem em frascos como o pó sendo necessário diluição com soro fisiológico. Ela é injetada na área a ser tratada com distância de 1.5cm de um ponto para o outro, utiliza-se a aplicação rápida e quase sem anestesia tópica. A aplicação é praticamente indolor, porém o local deve ser detalhadamente estudado pelo especialista, para que o resultado seja o mais natural possível.

Seguindo protocolos rigorosos de tratamento, em uma primeira aplicação, os serviços de bloqueio neuromuscular devem sempre se pautar pelo uso da “mínima dose efetiva” de toxina botulínica. Entretanto, o cálculo da dose a ser aplicada depende, necessariamente, da indicação e do tratamento a ser realizado.

Anestesia

Por ser uma técnica simples, rápida e aplicada no próprio consultório com pomadas anestésicas.

Após a aplicação do Botox

O uso do botox é um procedimento médico, seguro, eficaz e com poucos efeitos colaterais. O resultado é bastante natural, e a paciente mantem seus movimentos e expressões, sem a formação das indesejáveis ruguinhas.

Outras indicações atuais para o uso do botox são hiperidrose (axilar,palmas e plantas), sorriso gengival, rugas palpebrais inferiores, além de atenuar a contração do músculo do pescoço em casos específicos. Podemos também conseguir um efeito de “lifting” do contorno facial, variando os locais de aplicação tradicionais.

Os efeitos colaterais são raros, os mais comumente vistos são dor de cabeça leve e transitória logo após a aplicação e também a formação de pequena equimose (mancha roxa) no local de uma ou outra picada da agulha.

Resultados da aplicação

O paciente pode retornar normalmente as suas atividades. Os resultados podem ser observados em cerca 48 a 72 horas e o efeito dura cerca de 6 meses

Preço para aplicação do Botox

A hora de estipular o preço da aplicação do botox, há uma série de fatores que influenciam nesta soma. Uma deles é o cirurgião, ou seja, o quanto ele é experiente e especializado no assunto. Ter um profissional qualificado é fundamental se você quer ter um bom resultado. Por isso, confirme sempre se o médico é um especialista e experiente em cirurgia plástica. Uma das melhores formas de fazer isso é conversando com antigos pacientes.

Passo-à-passo.

Assista o vídeo e conheça detalhes de como é feita a aplicação de botox.

Acesse nosso canal no youtube

Assista mais vídeos sobre estas e outras cirurgias em nosso canal.

Receba nossas newsletters

Preencha o formulário ao lado e cadastre-se para receber nossos informativos sobre cirurgia plástica.