Cirurgia Plástica

Cirurgias pós-emagrecimento

A intervenção cirúrgica de contorno corporal, após grande perda de peso.

Cirurgia pós-emagrecimento

Após grandes perdas de peso, a pele perde sua elasticidade, ficando flácida e com sobras. Essa perda pode ocorrer através de fatores genéticos, envelhecimento, gravidez ou bariátricas. Diversas regiões são acometidas, tais como: abdome, mamas, braços, coxas, nádegas e púbis.

Considerando-se que as pessoas que passam por esse processo de emagrecimento não encontram nos exercícios físicos a alternativa ideal para eliminar a flacidez, a cirurgia plástica reparadora é a solução adequada para reestruturar o contorno corporal dessa pessoa.

Cirurgia plástica após emagrecimento em Criciúma

A cirurgia plástica pós-emagrecimento é diferente das demais cirurgias plásticas em sua estrutura, isso porque, na grande maioria das vezes une dois ou mais procedimentos, como abdominoplastia, mastopexia, lipoaspiração, lifting dos braços, lifting das coxas, entre outros.

A primeira região do corpo que merece atenção nesses casos de significativo emagrecimento é o abdômen. Por acumular grandes volumes de gordura que acabam por esticar a pele, após perder muita gordura essa pele fica sobrando, necessitando o paciente se submeter a uma abdominoplastia unida a uma lipoaspiração.

Pacientes que estão com peso ideal ou próximo dele e possuem gordura localizada em determinadas áreas do corpo, como barriga, flancos, braços, entre outras, a lipoaspiração é o procedimento a ser realizado.

Já a abdominoplastia, denominada ainda dermolipectomia de abdome, é o procedimento ideal nos casos onde há grande acúmulo de pele e de flacidez no abdômen, pois retira essa pele flácida e corrige a flacidez da musculatura da parede abdominal.

A combinação de lipoaspiração com abdominoplastia, denominada lipoabdominoplastia é a cirurgia plástica indicada nos casos onde o paciente apresenta além da flacidez da pele, excesso de gordura no abdômen.
Contudo, os procedimentos a serem realizados na cirurgia plástica pós-emagrecimento serão definidos por você em conjunto com seu cirurgião plástico durante a consulta médica. Existindo flacidez em outras partes do corpo poderá ser necessária a realização de outras cirurgias plásticas, como por exemplo:

  • O Lifting de Braços para eliminar o excesso de pele e a flacidez dos braços;
  • O Lifting de Coxas, que retira o excesso de pele e elimina a flacidez das coxas;
  • A Mastopexia ou Lifting das Mamas, que elimina a flacidez e o excesso de pele das mamas.

Indicações da cirurgia pós-emagrecimento

A cirurgia é indicada para pessoas cuja perda de peso foi estabilizada. Cada paciente tem uma reação diferente após essa perda excessiva. Alguns necessitam de uma cirurgia e outros até mais de duas. Sempre levando em conta a saúde do paciente.

As indicações de cirurgia plástica para correção da deformidade corporal pós-cirurgia bariátrica variam principalmente de acordo com o desejo da paciente, ou seja, daquilo que a está incomodando mais. Logicamente, o cirurgião irá analisar sua queixa com base em várias informações técnicas – tipo de cirurgia bariátrica e emagrecimento que ocorreu, localização das redundâncias e acúmulo de gordura lipodistrófica, restrições funcionais e presença de complicações.

Se você se submeteu à cirurgia de redução de peso, seu cirurgião plástico irá trabalhar em estreita colaboração com seu médico para determinar quando será apropriado começar a reparação do contorno corporal.

Como é a cirurgia pós-emagrecimento

Os procedimentos para a melhora do contorno corporal pós-emagrecimento utilizam incisões para remover o excesso de pele – técnicas de lifting tecidual com ou sem lipoaspiração. Os tipos e tamanhos das incisões dependem da quantidade e localização do excesso de pele, além disso, cada cirurgia apresenta suas particularidades: redução e levantamento das mamas, redução das mamas masculinas, plástica do abdome, plástica dos braços, plástica das coxas.

pos-emagrecimento criciumaMamoplastia

Engloba a reconstrução de mamas, correção de próteses e ginecomastia em homens, reposicionamento do complexo aréolo-mamilar e o preenchimento de mamas hipotróficas com implantes. O uso das próteses de silicone são muito comuns nestes casos.

Correção de lipodistrofias / flacidez nos membros

A presença de lipodistrofia em braços e coxas é uma frequente reclamação dos pacientes, que impede o uso de diversos tipos de roupas por ser esteticamente desagradável e muitas vezes dá ao paciente um aspecto de ainda estar muito acima do peso. A cirurgia melhora muito o contorno corporal, mesmo tendo como limitação as cicatrizes. No braço ela acompanha a parte interna/inferior desde a axila até próxima do cotovelo, podendo ser visível com roupas sem manga. Já no membro inferior utiliza-se a cicatriz acompanhando a raiz da coxa na maioria das vezes, podendo ser escondida mesmo com lingerie ou biquíni.

Lipoaspiração

Realizada isoladamente, ou mais frequentemente, em associação com os outros procedimentos, visa retirar acúmulos de gordura localizada que não desapareceram com o emagrecimento, e que possam alterar o contorno corporal, ou restringir a eficácia de outra técnicas.

Tipos de anestesias para a cirurgia pós-emagrecimento

O tipo de anestesia escolhia depende de cada procedimento, podendo ser geral ou local.

A anestesia geral é a modalidade anestésica indicada para as cirurgias mais complexas e de grande porte. Nesta o paciente fica inconsciente, incapaz de se mover.

A anestesia local funciona bloqueando os receptores para dor na pele e os nervos mais superficiais, impedindo que os mesmos consigam enviar sinais doloroso para o cérebro.

Dra. June Favarin alerta que somente médicos especializados podem usar as técnicas de anestesiologia.

Pós-operatório

Há necessidade de repouso relativo e afastamento do trabalho por 14 dias. É importante o uso de malha compressiva nas áreas operadas por quase 60 dias. A restrição dos movimentos variará de acordo com a região operada. Mas é ideal evitar subir escadas e outras atividades que possam prejudicar a cirurgia. Roxos e inchaços são temporários e tendem e desaparecem gradualmente. Não é permitido tomar sol nas cicatrizes por alguns meses.

Segundo o Dr. Eduardo Favarin o resultado do procedimento varia para cada paciente, por isso é importante procurar um profissional que esclareça todas as dúvidas e explique detalhadamente o procedimento, quanto mais seguro e confiante o paciente se sentir melhor.

Resultados da cirurgia pós-emagrecimento

O resultado definitivo será perceptível em média seis meses depois do procedimento, tempo para que o inchaço da cirurgia seja eliminado. Porém antes disso as mudanças ficam claras. Não existe cirurgia sem cicatriz. No lugar das sobras de pele uma pequena marca surgirá. Neste caso cabe ao paciente escolher o que lhe convém.

Preço da cirurgia pós-emagrecimento

A hora de estipular o custo da cirurgia, há uma série de fatores que influenciam nesta soma. Uma deles é o cirurgião plástico, ou seja, o quanto ele é experiente e especializado no assunto. Mas não se iluda, ter um profissional qualificado é fundamental se você quer ter um bom resultado. Por isso, confirme sempre se o médico é um especialista e experiente em cirurgia plástica. Uma das melhores formas de fazer isso é conversando com outros pacientes.

Procedimento cirúrgico passo-à-passo.

Assista o vídeo e conheça detalhes de como é realizada a cirurgia de nariz.

Acesse nosso canal no youtube

Assista mais vídeos sobre estas e outras cirurgias em nosso canal.

Receba nossas newsletters

Preencha o formulário ao lado e cadastre-se para receber nossos informativos sobre cirurgia plástica.