Cirurgia Plástica

Ginecomastia

A redução de mama para os homens é a correção cirúrgica das glândulas mamárias demasiadamente desenvolvidas ou grandes.

A ginecomastia é uma condição comum em homens de qualquer idade, podendo ser resultado de alterações hormonais, condições de hereditariedade, doença ou utilização de certas medicações. A ginecomastia pode causar desconforto emocional e prejudicar a autoconfiança. Alguns homens passam a evitar determinadas atividades físicas e intimidade simplesmente para esconder sua condição.

A ginecomastia é caracterizada pelo excesso de gordura localizada, desenvolvimento do tecido glandular ou ainda uma combinação de características, excesso de tecido adiposo e glandular. A ginecomastia pode ocorrer unilateral ou bilateralmente.

Cirurgia plástica envolve muitas escolhas. A primeira e mais importante delas é selecionar um cirurgião em quem você possa confiar. Verifique se o cirurgião é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e se tem Registro de especialidade médica (RQE) em cirurgia plástica pela AMB (Associação Médica Brasileira). Também é importante checar o currículo do profissional, onde ele fez a graduação, residência médica, especialização e sua experiência profissional.

Indicações

  • A cirurgia de ginecomastia é um procedimento individualizado e você deve fazê-lo para si mesmo, não para satisfazer os desejos de outra pessoa ou para tentar se adaptar a qualquer tipo de imagem ideal.
  • O mais importante em uma cirurgia desses é o estado psicológico do paciente.
  • Homens cuja condição não pode ser corrigida através de tratamentos médicos alternativos.
  • Indivíduos saudáveis que não tenham doença com risco de vida ou condições médicas que possam prejudicar a cicatrização.
  • Não fumantes e não usuários de drogas.
  • Homens com visão positiva e metas específicas para melhorar os sintomas físicos da ginecomastia.
  • Homens fisicamente saudáveis e com peso relativamente normal e com expectativas realistas.
  • O desenvolvimento da mama se estabilizou.
  • Homens incomodados com a sensação de que suas mamas são muito grandes.
  • Os adolescentes podem se beneficiar da cirurgia, embora procedimentos secundários possam ser necessários, futuramente, devido à continuidade do desenvolvimento da mama.

Como é a cirurgia

A cirurgia plástica para corrigir a ginecomastia é tecnicamente chamada de mamoplastia redutora, reduz o tamanho da mama e melhora o contorno do tórax.

Em casos graves de ginecomastia, o tecido mamário em excesso pode fazer com que as mamas fiquem flácidas e a aréola alargada (pele escura ao redor do mamilo). Nestes casos, a posição e o tamanho da aréola podem ser cirurgicamente melhorados e a pele em excesso retirada.

Técnicas de excisão são recomendadas onde o tecido glandular mamário ou excesso de pele devem ser removidos para corrigir a ginecomastia. A excisão também é necessária se a aréola precisar ser reduzida, ou o mamilo reposicionado para se obter um contorno natural. Padrões de incisão variam dependendo das particularidades anatômicas do paciente e da preferência do cirurgião. Algumas vezes, a ginecomastia é tratada com lipoaspiração e excisão.

Anestesia

Medicamentos são administrados para seu conforto durante o procedimento cirúrgico. As opções incluem sedação intravenosa e anestesia geral. Seu médico irá recomendar a melhor opção para você.

O Dr. Eduardo Favarin alerta que somente médicos especializados podem usar as técnicas de anestesiologia.

Pós-operatório

Após a cirurgia, um curativo cobrirá suas incisões e bandagem elástica ou malha podem ser usadas para diminuir o inchaço e dar sustentação à mama operada.

Um dreno pode ser temporariamente colocado sob a pele para drenar qualquer excesso de sangue e de fluido que possam acumular.

Você receberá instruções específicas, incluindo: Como cuidar de sua mama após a cirurgia, os medicamentos que deve tomar por via oral para ajudar a reduzir o risco de infecção, preocupações específicas a procurar no local da cirurgia ou em sua saúde geral, e como será o acompanhamento com o cirurgião plástico.

Segundo o Dr. Eduardo Favarin o resultado do procedimento varia para cada paciente, por isso é importante procurar um profissional que esclareça todas as dúvidas e explique detalhadamente o procedimento, quanto mais seguro e confiante o paciente se sentir melhor.

Resultados do procedimento

É muito importante seguir as recomendações do seu cirurgião plástico e comparecer aos retornos de acompanhamento, como previsto. Em muitos casos, os resultados finais da redução da mama em homens são permanentes.
No entanto, se a ginecomastia for resultante da utilização de medicamentos, drogas, incluindo esteroides, ou aumento de peso, a retirada das drogas desencadeantes e a manutenção de peso estável poderão ajudar a manter os resultados.

cirurgia masculina para peitos grandes

Converse com o seu médico antes de iniciar novos medicamentos. Todas as cicatrizes são permanentes, mas, podem ser escondidas nos contornos naturais da mama.

Preço da cirurgia de ginecomastia

A hora de estipular o custo da cirurgia, há uma série de fatores que influenciam nesta soma. Uma deles é o cirurgião plástico, ou seja, o quanto ele é experiente e especializado no assunto. Mas não se iluda, ter um profissional qualificado é fundamental se você quer ter um bom resultado. Por isso, confirme sempre se o médico é um especialista e experiente em cirurgia plástica. Uma das melhores formas de fazer isso é conversando com outros pacientes.

Procedimento cirúrgico passo-à-passo.

Assista o vídeo e conheça detalhes de como é realizada a cirurgia de ginecomastia.

Acesse nosso canal no youtube

Assista mais vídeos sobre estas e outras cirurgias em nosso canal.

Receba nossas newsletters

Preencha o formulário ao lado e cadastre-se para receber nossos informativos sobre cirurgia plástica.