Cirurgia Plástica

Preenchimento – Lipofilling

Preencher irregularidades emelhora a qualidade da pele utilizando a própria gordura do paciente.

Lipofilling

Enxertos de gordura são comuns há mais de cinquenta anos, mas sua popularidade dos dias atuais se deve ao uso da lipoaspiração, novas técnicas de injeção de gordura e a descoberta de células-tronco derivadas de tecido adiposo. Os enxertos de gordura são utilizados principalmente para criar um maior volume na face e no corpo com objetivos estéticos e reconstrutivos.

As técnicas de injeções de gordura tornaram-se mais refinadas, utilizando pequenas cânulas de injeção e a colocação de partículas de gordura cada vez menores, chamado de “Microfat” (Micro Gordura) e tornaram-se úteis para pequenas estruturas, como as pálpebras, lábios e até mesmo grandes rugas ou dobras.

lipofilling preenchimento de gordura em criciuma

Mas o próprio “Microfat” atingiu um nível ainda menor, o “Nanofatgrafting” (Enxerto de Nano Gordura). Com este método, a gordura deve ser primeiro processada em um líquido puro e depois injetada com agulhas ou cânulas muito finas.

“Esse é um método novo que tem se mostrado promissor. A gordura é preparada de modo a aumentar a concentração de células-tronco do adulto, que melhoram a qualidade e a vitalidade dos tecidos para onde foram transferidas”, explica a cirurgiã plástica Dra. June Favarin

Como falamos anteriormente, a gordura pode ser injetada nos lábios, sulcos da face e nas mandíbulas para atenuar as marcas de expressão.

Durante uma lipoescultura, a gordura que é retirada do abdômen e flancos pode ser utilizada para se aumentar os glúteos e melhorar ainda mais o contorno corporal.

As mamas podem ser aumentadas desta forma, mas as mudanças são discretas e diferentes do resultado obtido com uma prótese de mama. É uma opção para quem não que grandes modificações. Na reconstrução de mama a gordura centrifugada também vem ganhando muito espaço, no refinamento de resultados e na melhoria de deformidades após as quadrantectomias, cirurgia que remove o câncer mas deixa a maior parte da mama.

De acordo com a Dra. June Favarin, a transferência de gordura desponta como nova tendência para quem quer ter seios mais volumosos e, até mesmo, para quem deseja passar pela reconstrução mamária.

Indicações do Lipofilling

  • Preencher linhas finas e rugas, melhorar cicatrizes e a descoloração da pele facial, melhorar áreas de colo (no decote), suavizar olheiras e aumento dos lábios.
  • Entre outras Indicações estéticas estão a marcas de expressão em torno da boca, entre as sobrancelhas e na testa.
  • Correção do desaparecimento de gordura das bochechas, sulcos profundos em execução desde o nariz até os cantos da boca, e em alguns casos de linhas entre as pálpebras inferiores e na face.
  • Um pequeno aumento ou correção de mamas e bumbum.
  • Além disso, pode ser usado para suavizar todos os tipos de irregularidades, tais como aquelas decorrentes de lipoaspiração ou lesões mal executada.

Como é o procedimento do lipofilling?

O lipofilling consiste na injeção da própria gordura da pessoa, retirada normalmente do abdômen ou coxa por lipoaspiração suave, através de incisões de 2-3 mm, e finamente processada, por centrifugação, filtração ou lavagem. O resultado é um líquido altamente purificado, pronto para ser injetado através de agulhas muito finas.

O procedimento dura cerca de uma hora, dependendo do tamanho das áreas a tratar. O método é pouco invasivo, sem complicações, indolor e pode ser repetido quantas vezes quiser.

Na mamas a Dra. June Favarin explica que o procedimento consiste num equipamento em formato de sutiã que age à base de vácuo, expandindo a pele.

Depois disso, ocorre a transferência de gordura da própria paciente, com a qual o cirurgião plástico esculpe novas mamas.

Tipos de anestesia para o lipofilling

O tipo de anestesia escolhia depende do procedimento, podendo ser geral ou local. A anestesia geral é a modalidade anestésica indicada para as cirurgias mais complexas e de grande porte. A anestesia local funciona bloqueando os receptores para dor na pele e os nervos mais superficiais, impedindo que os mesmos consigam enviar sinais dolorosos para o cérebro.

Pós-operatório

A recuperação costuma sem indolor, dependo muita da área corrigida. No caso de preenchimentos na face, após alguns dias o edema já se reduziu quase que totalmente. A associação da drenagem linfática otimiza a recuperação e o retorno as atividades rotineiras.

De acordo com a Dra. June Favarin, em determinados casos pode haver menos absorção, já que se trata de células de gordura (da própria paciente) que foram transferidas. Mas essa mesma razão faz com que inexista rejeição pós-operatória, o que é muito bom.

Resultados do Lipofilling

O resultado é muito satisfatório. Sendo que é injetado o tecido do próprio paciente e as propriedades rejuvenescedoras das células tronco que são injetadas junto com a gordura tendo um efeito prolongado do tratamento. A cirurgia torna as formas mais arredondadas e com uma aparência mais saudável.

Preço do Lipofilling

A hora de estipular o custo da cirurgia, há uma série de fatores que influenciam nesta soma. Uma deles é o cirurgião, ou seja, o quanto ele é experiente e especializado no assunto. Ter um profissional qualificado é fundamental se você quer ter um bom resultado. Por isso, confirme sempre se o médico é um especialista e experiente em cirurgia plástica. Uma das melhores formas de fazer isso é conversando com antigos pacientes.

Baixe nosso e-book sobre cirurgias faciais

Elaboramos para você, que procura mais informações sobre a cirurgias faciais, um guia completo com todos os aspectos que você precisa saber antes de tomar sua decisão.

Baixar

Receba nossas newsletters

Preencha o formulário ao lado e cadastre-se para receber nossos informativos sobre cirurgia plástica.