Cirurgia Plástica

Otoplastia

Melhora a forma, a posição ou as proporções das orelhas.

Cirurgia de Otoplastia

Se orelhas salientes ou desfiguradas incomodam você ou seu filho, pode-se considerar a cirurgia plástica.

cirurgia para redução de orelha em criciuma otoplastia

Cirurgia da orelha, também conhecida como otoplastia, pode melhorar a forma, a posição ou as suas proporções. A cirurgia corrige um defeito na estrutura das orelhas presente desde o nascimento, que se torna aparente com o desenvolvimento, ou trata orelhas deformadas causadas por lesão. Cria uma forma natural, dando equilíbrio e proporção às orelhas e à face. Correção de deformidades menores pode beneficiar a aparência e a autoestima.

Indicações da Otoplastia

  • Orelhas muito grandes com uma condição rara chamada macrotia
  • Orelhas salientes que ocorrem em um ou ambos os lados em diferentes graus, não associados à perda auditiva
  • Geralmente, crianças com mais de cinco anos de idade, ou quando a cartilagem da orelha já é estável o suficiente para a correção
  • Indivíduos saudáveis que não tenham doença com risco de vida ou condições médicas que possam prejudicar a cicatrização
  • Não fumantes
  • Indivíduos com visão positiva e metas específicas dos resultados.

Como é a cirurgia de Otoplastia

A cirurgia é realizada através de uma incisão atrás da orelha. Por esta incisão é realizada a retirada do excesso de cartilagem da orelha, corrigindo sua projeção excessiva e aproximando-a do crânio. Também através desta incisão pode ser realizada a correção das curvaturas defeituosas da orelha. A duração da cirurgia varia de 45 a 90 minutos.

Anestesia

O tipo de anestesia escolhia depende muita da idade do paciente, podendo ser geral ou local. Para crianças o indicado é anestesia geral. A anestesia geral é a modalidade anestésica indicada para as cirurgias mais complexas e de grande porte. A anestesia local funciona bloqueando os receptores para dor na pele e os nervos mais superficiais, impedindo que os mesmos consigam enviar sinais dolorosos para o cérebro.

Pós-operatório

E comum o aparecimento de edema e equimose. O inchaço e o roxeado são variáveis de pessoa para pessoa, mas normalmente desaparecem após 21 dias, sendo mais intenso na primeira semana. A recuperação é indolor, ficando a região com a sensibilidade reduzida, mas com um retorno gradual.

Resultados da Otoplastia

As orelhas ficam mais próximas do crânio, melhorando a forma natural. A cirurgia corrige a estrutura das orelhas, dando equilíbrio e proporção. A correção de deformidades menores pode beneficiar a aparência e a autoestima. E com uma simetria harmoniosa.

cirurgia plástica de orelha em criciuma

Preço da Otoplastia

A hora de estipular o custo da cirurgia, há uma série de fatores que influenciam nesta soma. Uma deles é o cirurgião, ou seja, o quanto ele é experiente e especializado no assunto. Ter um profissional qualificado é fundamental se você quer ter um bom resultado. Por isso, confirme sempre se o médico é um especialista e experiente em cirurgia plástica. Uma das melhores formas de fazer isso é conversando com antigos pacientes.

Procedimento cirúrgico passo-à-passo.

Assista o vídeo e conheça detalhes de como é realizada a otoplastia.

Acesse nosso canal no youtube

Assista mais vídeos sobre estas e outras cirurgias em nosso canal.

Receba nossas newsletters

Preencha o formulário ao lado e cadastre-se para receber nossos informativos sobre cirurgia plástica.