Cirurgia Plástica

Peeling

Já se olhou no espelho e aquele “brilho no olhar” característico da juventude, tem andando meio apagado e que seu reflexo não transparece o seu brilho e energia interior.Ou quando você acorda disposto, mas sua aparência não condiz ao que você sente. Manchas senis apareceram nas mãos, braços e rosto.

Ou ainda, você sofre com manchas de espinhas e estrias.  Se você estiver incomodado com estes sinais, o peeling pode ajudar.

Peeling é todo processo em que há a remoção das camadas mais superficiais da pele, seja com o uso de um produto químico, físico ou laser. Ocorre destruição controlada de parte ou de toda epiderme, com ou sem a derme, levando a esfoliação e remoção de lesões superficiais, seguida pela formação de um novo tecido dérmico e epidérmico. Peeling vem do termo em inglês que significa descamar/tirar a pele.

O peeling pode ser superficial, médio ou profundo. Pode ser aplicado no rosto, mãos, braços, pescoço e colo.

Com essa remoção, a pele se reestrutura e se renova, além de haver estimulação da produção de colágeno, substância que dá firmeza à pele. Dessa forma, os peelings são indicados para tratamentos de rejuvenescimento, manchas na pele, cicatrizes de acne, flacidez, entre outros problemas de pele. Mas o resultado varia conforma a profundidade do peeling feito.

Nestes procedimentos podem ser utilizados diversos tipos de ácidos de acordo com o resultado que se deseja obter e com a profundidade que se deseja atingir.

A indicação é a questão mais importante na realização do peeling químico e cabe ao médico, com sua experiência, analisar o tipo de pele, o tipo de lesão e o procedimento a ser utilizado.

Indicações do Peeling

  • A indicação é a questão mais importante na realização do peeling químico e cabe ao médico, com sua experiência, analisar o tipo de pele, o tipo de lesão e o procedimento a ser utilizado
  • Não há idade especifico, mas o bom senso
  • Indivíduos que desejam eliminar espinhas e suas manchas
  • Indivíduos com efélides
  • Indivíduos com queratoses actínicas
  • Indivíduos com hiperpigmentação pós-inflamatória
  • Indivíduos com perspectiva positiva e expectativas realistas sobre a cirurgia
  • O tratamento não dever ser feito em grávidas e em mulheres amamentando 

Como é feito o peeling

Existem duas formas de classificar os peelings. A primeira é através de sua profundida e o segundo através do tipo de material usado para agredir a pele.

Peeling superficial

O procedimento compreende o uso de ácidos, como por exemplo, ácido hialurônico, ácido glicólico de baixa concentração, compostos com tricloroacéticos, retinaldeídos, salicílicos; e também uso aparelhos, como o ultrassom estético, jatos de cloridróxido de alumínio, ponteiras especiais com propriedades esfoliativas suaves ou de controle de potência e profundidade e outros.

O objetivo dessepeeling  é retirar a camada mais superficial da pele com discreta ou nenhuma descamação visível, atuando apenas na camada superior e estimulando apenas a formação do colágeno na pele. Dessa forma, ele vai melhorar o aspecto, vigor e hidratação da pele.

Peeling médio

O objetivo deste peeling é destruir e esfoliar a epiderme quase que totalmente, além da camada chamada córnea, e tem como indicação a atenuação das rugas finas e médias e alguns tipos de manchas da pele mais superficiais e tem a capacidade de renovar a camada externa da pele, estimulando também a formação do colágeno. 

Peeling profundo

Também são utilizados ácidos ou aparelhos para esse procedimento, um dos recursos mais famosos é o peeling de fenol. Ele é muito complexo na preparação da pele pré-procedimento e o próprio procedimento que requer muitas vezes sedação, já que é feita uma ferida até uma parte da derme. Há um risco muito maior de infecção, complicações e dependendo da técnica, até mesmo a retirada do curativo exige alta experiência. Calcula-se com este método, dependendo do preparo prévio da pele, um rejuvenescimento de cinco a 15 anos.

Anestesia

Apesar de não ser considerado uma cirurgia plástica, o peeling , principalmente o profundo, é um método bastante agressivo e, por isso, necessita de anestesia e de acompanhamento médico.

A anestesia pode local com ou sem sedação.

Após a aplicação do peeling

Cabe ao paciente após a aplicação do peeling realizar compressas frias e infusões de camomila no local.

Retorno ao consultório para a aplicação e hidratações para ajudar a tirar as crostas residuais e amenizar o edema.

No dia a dia usar hidratantes que possuem filtros solares

Não se expor na luz solar ou em lâmpadas fluorescentes e se possível evita mudanças de temperatura.

De modo geral, é importante tomar cuidados com a proteção solar, para não danificar a pele. Além disso, normalmente é indicado o uso de ácidos mais suaves por entre 15 e 30 dias para preparar a pele para o peeling, normalmente são usados cremes com ácido retinóico, glicólico e hidroquinona.

Resultados

O resultado do peeling depende muito do procedimento escolhido

Peeling de Fenol ou profundo possui um alto poder de retração de pele, isso quer dizer que quanto mais rugas e flacidez o paciente tiver antes de realizar o procedimento maiores serão os resultados finais.

Além das rugas e da flacidez, o procedimento também é muito eficaz para a eliminação de manchas. Todas as manchas da pele que estão nas camadas removidas pelo peeling também são eliminadas.

Porém, manchas do tipo melasma podem voltar após a realização do peeling devido ao estímulo hormonal ou psicológico.

Vale lembrar que o Peeling de Fenol também é procurado por pacientes que possuem cicatrizes de acne.Nesse caso, os resultados são mais variáveis e pode ser necessário associar outros tipos de técnicas para se obter um resultado satisfatório.

Preço da aplicação do peeling

A hora de estipular o custo da cirurgia, há uma série de fatores que influenciam nesta soma. Uma deles é o cirurgião, ou seja, o quanto ele é experiente e especializado no assunto. Ter um profissional qualificado é fundamental se você quer ter um bom resultado. Por isso, confirme sempre se o médico é um especialista e experiente em cirurgia plástica. Uma das melhores formas de fazer isso é conversando com antigos pacientes.

Passo-à-passo.

Assista o vídeo e conheça detalhes de como é feita a aplicação de peeling químico.

Acesse nosso canal no youtube

Assista mais vídeos sobre estas e outras cirurgias em nosso canal.

Receba nossas newsletters

Preencha o formulário ao lado e cadastre-se para receber nossos informativos sobre cirurgia plástica.