Cirurgia Plástica

Remoção de Tatuagem

Os lasers de picossegundos e os lasers Qswitched (nanossegundos) são as principais tecnologias indicadas atualmente para remoção de tatuagens. A luz do laser penetra na pele, sem danificá-la, e atinge o pigmento da tatuagem, fragmentando-o por mecanismo de fototermólise específica e efeito fotoacústico.

Remoção de Tatuagem a Laser em Criciúma

Quase 30% das pessoas nos EUA têm pelo menos uma tatuagem. Aproximadamente metade dos milenials (geração nascida entre 1979 e 1995) também tem uma. No Brasil, não há uma estatística precisa mas um estudo realizado pela revista Super Interessante em 2013 apurou que as mulheres representam 59,9% das pessoas com tatuagem no país. Em relação à idade, chegou-se à conclusão que as pessoas entre 19 e 25 anos correspondem a 48,2% dos tatuados.

Mas nem todos estão felizes com sua decisão. Cerca de 25% das pessoas com uma tatuagem dizem se arrepender de ter feito e desejam remove-la!

remoção de tatuagem em criciuma sc

Protocolo Laser de CO2 + Laser NDYag Q switched – Novidade em Criciúma!

Um novo protocolo associando 2 tipos diferentes de lasers permite reduzir o número de sessões  necessárias para remoção da tatuagem. A aplicação do  LASERND:YAG Q-SWITCHED com o  LASER CO2 FRACIONADO em uma única sessão produz esse efeito!

O LASER ND:YAG Q-SWITCHED  fragmenta as moléculas do pigmento, transformando-as em microparticulas capazes de serem eliminadas pelo organismo.

O LASER CO2 FRACIONADO ao ser aplicado sobre a tatuagem produz ablação parcial do tecido contendo pigmento  e estimula uma resposta inflamatória e fagocítica capaz de expelir os pigmentos que foram quebrados pelo LASER ND:YAG Q-SWITCHED, acelerando o tratamento e reduzindo o número de sessões.

Além disso há a possibilidade de ANESTESIA LOCAL e uso de um  RESFRIADOR DA PELE durante o procedimento para  reduz o desconforto causado pelo laser.

O que são as tatuagens

Há cinco tipos de tatuagens: profissionais, amadoras, cosméticas, traumáticas e medicamentosas. As tatuagens amadoras e as micropigmentações estéticas são as mais simples de remover, devido a profundidade e tipo do pigmento utilizado. Já as tatuagens profissionais, principalmente as coloridas , são de remoção mais difícil devido a mistura e densidade das tintas.

Como funciona a remoção de tatuagem a laser?

Os lasers de picossegundos e os lasers Qswitched (nanossegundos) são as principais tecnologias indicadas atualmente para remoção de tatuagens. A luz do laser penetra na pele, sem danifica-la, e atinge o pigmento da tatuagem, fragmentando-o por mecanismo de fototermólise específica e efeito fotoacústico.

O pigmento fica na derme (que é uma camada mais profunda da pele); depois da exposição ao laser ele é fragmentado em pequenas partículas que podem então ser eliminadas pelo próprio organismo.

Cada pigmento exige um comprimento de luz específico para ser atingido. Cores mais fortes como preto, roxo, azul e marrom escuro absorvem mais energia sendo mais fácil sua remoção.

O tratamento a laser de tatuagens deve levar em consideração a cor da pele do paciente, “spot size”, área do corpo em que se localiza a tatuagem,duração de pulso e tipo de laser. As substâncias que compõem a tinta do pigmento também vão influenciar na efetividade do tratamento. A tintas geralmente contem metais pesados, que podem apresentar diferentes reações ao serem aquecidas pela energia do laser. Reações alérgicas, escurecimento da tatuagem, resistência ao laser, são algumas delas.

Peles mais escuras ou bronzeadas dificultam a ação do laser, pois contém muita melanina, o que confunde o foco sugerido pelo aparelho. Nestes casos a melhor opção é o comprimento de onda 1064 NDYag Q switched.

A associação de lasers ablativos , como o laser de CO2 pode abreviar o tempo de remoção das tatuagens, por acelerar o processo de eliminação dos pigmentos.

A seguir algumas dicas e orientações para quem está pensando em remover uma tatuagem:

É possível remover uma tatuagem completamente?

A remoção completa da tatuagem depende de vários fatores! tipo de tatuagem (profissional ou amadora) , pigmentos utilizados, local da tatuagem, cor da pele do paciente, são alguns dos fatores. Quanto mais saturada de pigmento mais difícil a remoção. Tons claros também são um obstáculo, pois os comprimentos de onda dos lasers disponiveis não conseguem atingi-los. Pessoas com pele mais escura ou muito bronzeada, também terão mais dificuldade de eliminar por completo essa marca permanente.

Quantas sessões são necessárias para a remoção da tatuagem?

São necessárias várias sessões para clarear as tatuagens, estima-se em média de 6 a 10 sessões. O intervalo entre as sessões também varia de 45-60 dias; pois há um tempo de cicatrização e eliminação do pigmento após a aplicação do laser. Não deve-se reaplicar o laser sob a pele ainda em recomposição.
A associação do laser de CO2 ao laser de NDYag q switched acelera o processo de remoção da tatuagem e diminui o número de sessões.

Tatuagens profissionais VS. amadoras

O sucesso da remoção depende em grande parte da própria tatuagem. As cores usadas e a profundidade da tinta são duas considerações principais. As tatuagens profissionais penetram mais profundamente na pele em níveis uniformes, o que pode facilitar o tratamento. No entanto, tatuagens profissionais também são mais saturadas com tinta, o que é um desafio significativo. Tatuagens amadoras são frequentemente aplicadas de forma irregular, o que pode tornar a remoção difícil, mas no geral elas são mais fáceis de remover.

Em 2009, uma nova tinta de tatuagem foi disponibilizada nos Estados Unidos. A Infinitink (Freedom Inc., Cherry Hill, NJ), usa corantes bioabsorvíveis encapsulados em polimetilmetacrilato. As tatuagens criadas com Infinitink podem ser removidas em muito menos tratamentos a laser do que aqueles com pigmentos tradicionais.

A remoção de tatuagem a laser dói?

A aplicação do laser causa desconforto durante a aplicação. Para tornar o tratamento mais confortável são utilizados pomadas anestésicas, resfriadores de pele e até anestesia local para os pacientes mais sensíveis. Após a sessão o paciente deve ter apenas cuidados locais e não deve machucar nem expor a área tratada.

O que esperar depois de um tratamento?

Podem ocorrer vermelhidão, bolhas e descamação após a aplicação do laser. Eles são comuns e geralmente desaparecem dentro de algumas dias. A área tradada deve ser protegida e não deve ser exposta ao sol!

Algumas tatuagens e principalmente micropigmentações cosméticas podem sofrer efeito de escurecimento com a aplicação do laser.

Algumas das tintas usadas em tatuagens cosméticas (contorno de lábios, micropigmentação de cicatrizes ou aréola) podem escurecer (oxidar) imediatamente após o tratamento com laser.

O mecanismo dessas mudanças de cor é incompletamente entendido. Os pigmentos marrom, vermelho e rosa, comumente encontrados em tatuagens cosméticas, geralmente contêm óxido férrico. O óxido férrico pode ser reduzido em óxido ferroso após o tratamento com um laser. O óxido de ferroso é preto e parece ser responsável pela mudança de cor observada com esses pigmentos. O dióxido de titânio, encontrado em pigmentos brancos e cor carmim, também tem sido implicado em tatuagens que respondem mal ao tratamento. A tinta branca, composta de aproximadamente 95% de dióxido de titânio, é frequentemente combinada com outras cores para aumentar seu brilho. A presença deste metal pesado torna o pigmento mais resistente à remoção.

A hiperpigmentação geralmente pode ser corrigido com mais sessões de lasers NDYag Q Switched , lasers ablativos como o laser de CO2 e por meio de remoção cirúrgica.

É possível refazer uma tatuagem na pele que passou por uma remoção?

Muitos tatuadores, inclusive, aconselham seus clientes a passarem por algumas sessões de remoção para clarear o desenho. É preciso apenas que a pele se recupere completamente da sessão de laser antes de submetê-la a uma nova tatuagem.

Pensando em se tatuar? Aqui vão algumas dicas

  • Procure sempre tatuadores capacitados e conceituados
  • Verifique se o estabelecimento tem a aprovação da vigilância sanitária
  • Comece com uma tatuagem pequena. Fica mais fácil e barato para removê-la mais tarde.
  • Escolha um local de visualização restrita, que seja fácil de ser escondido pela roupa.
  • O pigmento preto e azul escuro são os mais fáceis de serem removidos.
  • Evite tatuagens multicoloridas, são de mais difícil remoção.

Veja como funciona

Assista o vídeo e conheça detalhes sobre a remoção de tatuagem a laser

Acesse nosso canal no youtube

Assista mais vídeos sobre estas e outras cirurgias em nosso canal.

Receba nossas newsletters

Preencha o formulário ao lado e cadastre-se para receber nossos informativos sobre cirurgia plástica.