Cirurgia Plástica

Vibrolipoaspiração

Tem ótima indicação em áreas de fibrose ou revisões de lipoaspiração ( áreas com cirurgia prévia).

É muito difícil encontrar alguém totalmente satisfeito com corpo, principalmente entre as mulheres. Exercícios físicos são eficazes, mas o resultado, em longo prazo, faz com que muitos indivíduos procurem meios mais rápidos e eficazes. E na busca pelas curvas perfeitas, cada vez mais pessoas têm recorrido à lipoaspiração.

Na cirurgia plástica, o maior exemplo, de popularização de técnicas, sem dúvidas, cabe a cirúrgica de lipoaspiração. Só no Brasil são mais de 300 mil destas operações por ano, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Apesar de boa saúde e da prática de exercício físico, algumas pessoas podem, ainda, ter um corpo com contornos desproporcionais devido a depósitos de gordura localizada. Estas áreas podem ocorrer devido a características genéticas, à falta de controle do peso ou de atividade física.

Esta lipoaspiração proporciona mais segurança, incluindo menos tempo de anestesia e roxidão. A recuperação costuma ser mais rápida que em outros métodos.

Mas antes de mais nada escolha um cirurgião em quem você possa confiar. Cirurgia plástica envolve muitas escolhas. A primeira e mais importante delas é selecionar um cirurgião em quem você possa confiar. Verifique se o cirurgião é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e se tem Registro de especialidade médica (RQE) em cirurgia plástica pela AMB (Associação Médica Brasileira). Também é importante checar o currículo do profissional, onde ele fez a graduação, residência médica, especialização e sua experiência profissional.

Indicações da vibrolipoaspiração

  • Se você está incomodado com o excesso de acúmulo de gordura localizada em qualquer lugar de seu corpo e não vê resultados positivos com dieta ou prática de exercício físico, a lipoaspiração pode ser indicada para você.
  • Pode ser aplicada em várias áreas do corpo como braços, pernas e principalmente no abdômen. O público masculino geralmente procura melhora na região abdominal, já as mulheres preferem afinar e tornear os braços.
  • Adultos, com 30% do seu peso ideal, que têm a pele firme e com bom tônus muscular.
  • Indivíduos saudáveis que não tenham doença com risco de vida ou condições médicas que possam prejudicar a cicatrização.
  • Não fumantes.
  • Indivíduos com atitude positiva e expectativa realista do resultado cirúrgico.
  • Indivíduos determinados a seguir as recomendações do cirurgião plástico.
  • A lipoaspiração não é considerada um tratamento para obesidade, tampouco para emagrecimento. Seu objetivo é a modelagem corporal e não a eliminação de peso.
  • Indivíduos descontentes com algumas formas do seu corpo.
  • Indivíduos com disponibilidade e tempo não só para a cirurgia mas para o período de recuperação.
  • A lipoaspiração é indicada em qualquer parte do corpo que tenha gordura localizada. É mais comum no abdômen, na região dorsal, coxas, costas, lateral das mamas, braços e no submento (papada).

Como é a vibrolipoaspiração

O Conselho federal de medicina e a Sociedade brasileira de cirurgia plástica recomendam que o volume lipoaspirado seja de no máximo 7% por cento do peso corporal. O local que será feito a lipoaspiração é escolha do paciente, mas é importante a orientação do cirurgião plástico para que ele avalie a necessidade real do procedimento.

Um equipamento faz a aspiração através de vibração em velocidade rápida. As vibrações ajudam na quebra da gordura que será removida, diminuindo a intensidade dos movimentos da canula. Esse processo facilita a penetração e a quebra da gordura, desse modo a aspiração se torna mais rápida e fácil, com menor sangramento e formação de hematomas na área operada. As células de gordura são soltas e removidas de uma forma menos traumática.

Esta lipoaspiração proporciona mais segurança, incluindo menos tempo de anestesia e roxidão. A recuperação costuma ser mais rápida que em outros métodos. Tem ótima indicação em áreas de fibrose ou revisões de lipoaspiração ( áreas com cirurgia prévia).

Anestesia

Medicamentos são administrados para o seu conforto durante o procedimento cirúrgico. As opções incluem sedação intravenosa, peridural ou anestesia geral. Seu anestesista irá recomendar a melhor opção para você.

A anestesia geral é a modalidade anestésica indicada para as cirurgias mais complexas e de grande porte. Nesta o paciente fica inconsciente, incapaz de se mover.

A anestesia local funciona bloqueando os receptores para dor na pele e os nervos mais superficiais, impedindo que os mesmos consigam enviar sinais doloroso para o cérebro.

A Dra. June Favarin alerta que somente médicos especializados podem usar as técnicas de anestesiologia.

Pós-operatório

Como vibrolipoaspiracao é menos traumática, o pós-operatório é menos dolorido. Mas a Dra. June Favarin lembra que o pós operatório irá variar de paciente para paciente, de acordo como número de procedimentos realizados, características clínicas, entre outras variáveis. Via de regra a maior parte dos procedimentos exigem pelo menos uma semana de repouso e 30 dias ou mais afastados de atividades físicas mais intensas, como academias e outros esportes.

Segundo o Dr. Eduardo Favarin o resultado do procedimento varia para cada paciente, por isso é importante procurar um profissional que esclareça todas as dúvidas e explique detalhadamente o procedimento, quanto mais seguro e confiante o paciente se sentir melhor.

Resultado da vibrolipoaspiração

Quando bem indicada e executada resultado final torna o corpo altamente definido, com aparência natural. No entanto, ganho de peso pode alterar o resultado obtido com a cirurgia.

Baixe nosso e-book sobre lipoaspiração

Elaboramos para você, que procura mais informações sobre a lipoaspiração, um guia completo com todos os aspectos que você precisa saber antes de tomar sua decisão.

Baixar

Receba nossas newsletters

Preencha o formulário ao lado e cadastre-se para receber nossos informativos sobre cirurgia plástica.